Carregando...

Enoteca - Tópico: Quanto tempo dura um vinho antes de abrir

Mensagem
11/03/2011
Olá Alexandre, dizem que vinho é um produto com prazo de validade indeterminado e assim deve ser encarado.
Como o Gilson, já descreveu alguns pontos relevantes e importantes não vou me repetir, mas é fundamentalmente importante conhecer a origem do produto, ou seja obter informações do produtor, tipo ficha técnica do produto.
Só isso não será garantia de durabilidade. Vale a experiência de guardar seguindo os princípios que o Gilson descreveu.
Por exemplo um vinho tinto CS com passagem por carvalho de R$ 20,00 com safra 2010 que já está nas prateleiras do mercado, não é um vinho de guarda. E muito menos um Gammat 2010 comprado em 2011 - já passou do ponto.
Vale leituras sobre uvas e seus potencias para vinhos em livros como a biblia do vinho, larousse do vinho entre outros são oportunidades de abrir os horizontes...
Perguntar em foruns sempre ajuda e o pessoal é bem participativo, as vezes é necessário focar mais a pergunta, tipo qual o potencial de guarda do vinho TAL...
ate+

11/03/2011
Olá Alexandre, tem vários tópicos abordando este tema, inclusive um vídeo sobre maravilhas modernas, cujo assunto é o vinho que trouxe átona esta questão.

Pelo pouco que sei, (comecei a buscar o conhecimento sobre essa fantástica bebida a menos de 1 ano). Não existe uma formula secreta, mas sim um conjunto de fatores:

- Preço em geral os vinhos acima de 60 reais tem bom potencial de guarda. Enquanto os outros são feitos para serem bebidos jovens pois já vem prontos.

- Armazenamento em barricas de carvalho, bem como a tradição da vinícola.

- Acidez e taninos, conservantes naturais dos vinhos, vale lembrar que certas uvas oferecem maior quantidade dos mesmos, propiciando maior longevidade ( Cabernet, Sangiovese, Malbec Etc).

- Bom armazenamento do vinho, longe do calor excessivo, variações de temperatura, luz, trepidações etc.

- Mas em minha modesta opinião, a melhor forma de saber a durabilidade de um vinho e bebendo, como disse acima, avalizando o ‘‘teor de frutas’’, acidez e taninos presentes, você pode fazer uma estimativa sobre o tempo de evolução da bebida. Pois tenho percebido que mesmo os vinhos mais em conta ( até 40,00) podem passar dos 5 anos e continuar agradáveis dentro de seu nível de qualidade.

Portanto, sob linhas bem gerais existem os vinhos que em sua maioria são jovens ( + ou menos 2 à 4 anos) dentre eles brancos, espumantes e tintos mais baratos.

Poucos e bem mais caros acima dos R$ 100 chegam aos 10 à 15 anos de idade, mas poucos vinhos no meu caso passam de 3 anos na adega. Risos. Se você realmente quiser provar o buquê de um vinho mais elaborado, é melhor economizar um pouco mais e comprar o mesmo já com maior tempo de guarda... Ou se for paciente, encontrar bons preços e esperar... Esperar... Esperar.

Mas para se aprimorar sobre a saúde dos vinhos e a sua (risos) eleve sua analise a cada taça e compreenda cada vez melhor as informações que seus sentidos lhe passam através desta inebriante descoberta.


Abraços. Espero ter ajudado...

10/03/2011
Boa Tarde pessoal,
Sou novo por aqui e gostaria de saber como faço para encontrar um tópico comentado, por exemplo duração de um vinho.

Grato