Carregando...

Safra promete para os espumantes...

por Gustavo D`Ávila — Última modificação 31/01/2012 11:10:14

Saiu no enoleigos.com.br:


Vale dos Vinhedos comemora qualidade das uvas Chardonnay e Pinot Noir


Viticultores, enólogos e cantineiros do Vale dos Vinhedos estão embriagados de felicidade. É que as uvas Chardonnay e Pinot Noir, utilizadas para a elaboração do vinho base para espumante, estão excepcionais. Com este desempenho a projeção é de espumantes equilibrados e longevos, principalmente para quem trabalha com o método tradicional (champenoise) como é o caso dos produtores do Vale. A colheita dessas uvas iniciou há 15 dias e está em fase final. Na próxima semana será a vez de começar a colher a uva Chardonnay para vinhos finos e no final de fevereiro inicia a colheita das tintas como a Cabernet Sauvignon e Merlot.


Com ótima relação entre açúcar e acidez, as uvas colhidas apresentaram 17º babo e pH baixo próximo de 3.0, ideais para espumantes. O diretor técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Daniel Dalla Valle, comenta que a qualidade está surpreendendo os produtores do Vale que apostam na safra como uma das melhores para espumantes. “Com excelente matéria prima o produto final certamente será de qualidade. Conhecimento e tecnologia para isso nós temos”, destaca.


Dos 104 prêmios conquistados por espumantes brasileiros em 2011 em concursos internacionais, 61 (59%) foram elaborados por vinícolas do Vale dos Vinhedos. O mercado já reconhece a qualidade dos espumantes elaborados por vinícolas do Vale dos Vinhedos. Mais de 40% da produção de espumantes comercializados no Rio Grande do Sul é proveniente do Vale dos Vinhedos.


Dos 104 prêmios conquistados por espumantes brasileiros em 2011 em concursos internacionais, 61 (59%) foram recebidos por vinícolas associadas à Aprovale. O mercado já reconhece a qualidade dos espumantes elaborados pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos e mais de 40% da produção de espumantes comercializados no Rio Grande do Sul é proveniente desta Indicação Geográfica.


Pingos
2
  




Comentarios

08/02/2012 07:42:02
É fato. Justo na colheita estamos com as chuvas que faltaram - e ainda faltam - para tantas outras culturas e que se tornam desnecessárias na Serra! Ainda não visitei o local por ocasião da Vindima, pretendo faze-lo em breve. Mas os sinais vindos da Campanha é que esta será a melhor safra desde 2005! Aguardemos, pois...

Pingos
0
  
07/02/2012 16:26:01
Para os espumantes na sua grande maioria as uvas já foram colhidas e as chances são grandes de termos ótimos produtos.... mas para vinhos tintos se continuar a chover desenfreadamente todos os dias é o fim do anúncio....

Pingos
0
  

Adicione seu Comentario


comentário
Esta dica foi visualizada 1109 vezes