Carregando...

Cientistas fazem descoberta que pode pôr fim à ressaca causada por vinhos

por Alexson Sobral — Última modificação 22/12/2012 10:35:24

Já imaginou poder beber quantas taças de vinho você quiser sem se preocupar com a dor de cabeça no dia seguinte? O desejo de muitos amantes da bebida pode estar perto de se tornar realidade graças a pesquisadores europeus que tentam descobrir uma forma de amenizar a ressaca.

Financiados pela União Europeia (UE), acadêmicos, produtores de vinho e pesquisadores de alimentos descobriram que dois extratos contidos no vinho podem substituir o dióxido de enxofre, substância química natural da bebida que ajuda a preservá-la, mas que pode desencadear dores de cabeça e ataques de asma em pessoas alérgicas.

Durante a divulgação dos resultados dos estudos iniciados em 2009, a Comissão Europeia, que contribuiu com aproximadamente R$ 8,2 milhões para o projeto, declarou que grandes progressos foram alcançados no sentido de encontrar uma alternativa ao vinho tinto e outros alimentos, como frutas secas, na esperança de tornar as temporadas festivas do futuro mais saudáveis para milhões de pessoas em todo o mundo.

Ainda segundo um porta-voz da Comissão, por enquanto, os nomes dos extratos será mantido em sigilo. Em janeiro, os pesquisadores abrirão outro lote de vinhos engarrafados e, se os novos testes com consumidores forem bem-sucedidos, o processo de licenciamento do produto pode começar.

O projeto também descobriu formas de substituir o dióxido de enxofre das frutas desidratadas. Ele é usado nos alimentos para evitar que eles escureçam ou mofem.

Foto: Reprodução/UltraD


Pingos
4
  




Comentarios

Adicione seu Comentario


comentário
Esta dica foi visualizada 1176 vezes